Home » Livros » Supernerd - A Saga Dantesca (Editora DCL, 2009, 176 páginas)

 

'Supernerd - A Saga Dantesca' é uma história de opostos que se atraem e se harmonizam, uma exaltação da beleza e da importância das diferenças, tendo como pano de fundo uma aventura movimentada e com toques de ficção científica.

Grande parte da aventura se passa dentro de um videogame inspirado no poema épico 'Inferno', da 'Divina Comédia', do poeta florentino Dante Alighieri, que, embora escrito no século XIV, tem uma estrutura incrivelmente semelhante à dos videogames modernos.

Isso acontece no poema todo, mas especialmente na subdivisão 'Inferno', estruturada em nove círculos concêntricos (como as 'fases' de um videogame) que, após vencidos, levam ao 'Purgatório' e depois ao 'Paraíso’. Na obra original, o protagonista (que é o próprio Dante) atravessa os nove círculos do inferno acompanhado do mentor e poeta Virgílio, e encontra sua amada, a doce e etérea Beatriz, ao final da dura jornada.

Em 'Supernerd - A Saga Dantesca', o jogador Bruno é acompanhado por um poeta de cordel e encontra ao final do jogo uma garota esotérica, a 'bruxa' Luara, por quem vai acabar se apaixonando na vida real, e que é tão diferente dele como água e vinho.

Para escrever o livro, a autora estudou atentamente o poema 'A Divina Comédia', especialmente a subdivisão 'Inferno', procurando estruturar o videogame do livro de forma o mais fiel possível ao 'Inferno' original de Alighieri.

Destaque-se o fato de que o videogame do livro é permeado por estrofes rimadas (o poeta de cordel, que é mentor de Bruno no videogame, o orienta e ajuda através de trovas), a exemplo da própria 'Divina Comédia', que é toda composta em versos.

Uma curiosidade: em fevereiro de 2009, quando o livro já estava escrito há algum tempo, inclusive já na editora com contrato assinado, a multinacional de games Electronic Arts anunciou ao mundo o próximo lançamento de seu videogame 'Dante’s Inferno' (veja em http://www.dantesinferno.com/home.action). Ou seja: a vida imita a arte...

Clique aqui para comprar.

Clique aqui para ver entrevista da autora à revista GameWorld.

E leia a seguir um trecho do livro:

Fase 6 - O Quinto Círculo do Inferno

     Chegam junto a uma perigosíssima fonte fervente, que espirra água quente por toda parte. O garoto tem que pular de um lado para o outro, a fim de escapar de uma séria queimadura. Após algum tempo acaba conseguindo sair de perto, e vê que da fonte nasce um rio de águas pretas e nojentas, como uma tortuosa corrente de petróleo.
     Mas o pior é o que vem depois: nas margens lodosas desse rio, vultos enfurecidos e cobertos de lama se debatem em meio ao pântano que tenta engoli-los. Eles se socam uns aos outros, batem ferozmente as próprias cabeças e se mordem todos, arrancando a pele dos demais com os próprios dentes. Em meio aos rostos raivosos que afundam e retornam, milhares de borbulhas sobem à superfície.

Aqui ficam os irados
A quem a raiva domina
E aí embaixo, afundados
Rancorosos de igual sina

 

     O mestre mal acaba de falar sobre esses estranhos habitantes do Quinto Círculo, quando um deles puxa Bruno violentamente para dentro do pântano.
     O jogador se debate, desesperado, e aí começa a ser agarrado por mais outros, que fazem de tudo para afundá-lo na lama preta. Então começa a levar socos, chutes, mordidas e arranhões, entre rangidos de dentes e muita fúria.
     Parece mesmo que é o fim de tudo.

LAURA BERGALLO ESTEVE NO BATE-PAPO UOL DO DIA 10 DE FEVEREIRO PARA FALAR SOBRE "SUPERNERD - A SAGA DANTESCA" E LITERATURA PARA JOVENS.
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

 

Voltar

2024© Laura Bergallo Escritora   Desenvolvido por: Corbata